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Employee experience: o que é e a importância para sua empresa

Aposto que você já escutou aquele famoso ditado “o cliente é a alma do negócio”! Pois é, esse dito popular retrata a realidade seguida por muitas empresas, visto que a maioria geralmente direciona grande parte dos seus esforços para otimizar a experiência do consumidor.

É claro que os clientes são de suma importância para qualquer organização, mas isso não quer dizer que devemos focar apenas neles. Tendo isso em mente, gestores e líderes estão cada vez mais cientes da importância de uma boa experiência de trabalho para o desenvolvimento da empresa. E é nesse cenário que o employee experience aparece!

O que é employee experience?

Ao longo da vida, guardamos em nossa memória os momentos mais marcantes, sejam estes bons ou ruins. E todas essas vivências moldam a nossa percepção sobre coisas, pessoas e até organizações.

Você lembra de alguma empresa que teve grande impacto na sua vida? Se recorda de algum momento particular, como uma promoção ou um feedback positivo? Bem, todas essas memórias formam o employee experience.

Ou seja, employee experience se refere a todas as experiências que o trabalhador tem com a empresa, desde o momento de contratação até o desligamento. E esse vínculo entre colaborador e organização acaba por influenciar a empresa em diversos fatores, como retenção de talentos, clima organizacional e até mesmo na reputação da marca.

A importância do employee experience

A atuação de cada colaborador é essencial para o desenvolvimento da empresa, dado que eles são indispensáveis para que as organizações entreguem o que se propõem a fazer. Desse modo, os funcionários possuem grande responsabilidade no alcance das metas e objetivos.

Por tudo isso, é imprescindível que existam ações voltadas para otimizar a experiência dos colaboradores dentro da empresa, buscando promover o bem-estar de cada um.

Assim, o employee experience busca promover ações que otimizem a rotina dos colaboradores, criando um ambiente saudável e agradável e maximizando o grau de contentamento.

Abaixo listamos algumas das vantagens do employee experience:

  • Melhora no clima organizacional
  • Atração e retenção de talentos
  • Diminuição do turnover
  • Melhora na qualidade de vida dos colaboradores
  • Mais produtividade
  • Promoção da marca empregadora

Como implementar o employee experience?

Para otimizar a experiência do colaborador é preciso conhecê-lo bem e entender aquilo que ele acredita que deve ser desenvolvido. Desse modo, o primeiro passo a se dar é realizar uma pesquisa de clima organizacional a fim de melhor compreender a opinião da sua equipe sobre o ambiente de trabalho e ter um norte para guiar as ações da empresa.

Sendo assim, listamos alguns passos importantes na construção dessa estratégia:

Conheça a sua equipe

Conhecer os colaboradores e ter noção das necessidades de cada um é algo fundamental para a construção das estratégias. É com base nisso que a empresa deve guiar as suas ações de employee experience.

Portanto, escute os seus funcionários, entenda seus anseios e aspirações. Assim, você terá noção de como otimizar a experiência de trabalho dentro da organização.

Alinhe as expectativas dos colaboradores com a empresa

Após ouvir e compreender o que o seu time espera, busque alinhar esses anseios ao que a empresa objetiva para que a experiência seja de fato positiva. Neste ponto é importante que a cultura organizacional esteja bem clara, assim como os propósitos da empresa.

Reconheça os esforços do seu time

Forneça feedbacks constantes, afinal, é essencial saber que o seu trabalho está sendo reconhecido. Aliado a isto, ofereça recompensas que desenvolvam a qualidade de vida dos seus funcionários, impulsionando o sentimento de valorização.

Além disso, através do reconhecimento, os gestores também devem guiar os colaboradores, fornecendo orientação e ajuda para que cada um possa aprimorar suas habilidades.

Promova o desenvolvimento profissional

Atualmente, ao escolher um emprego, a maioria das pessoas pondera sobre diversos aspectos além da remuneração. Neste contexto, um dos fatores principais é a perspectiva de crescimento dentro da empresa.

É por isso que a valorização e a criação de oportunidades de desenvolvimento profissional se tornaram mais importantes ainda. Até porque a possibilidade de crescimento é um fator primordial para otimizar a experiência no trabalho.

E o resultado disso tudo é uma equipe bem engajada e motivada, pronta para progredir e contribuir mais ainda para o desenvolvimento da organização!

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